Blogue e notícias

Estamos atentos às últimas novidades sobre a tendência de produtos de utensílios de cozinha e continuamos a desenvolver novos produtos adequados ao mercado

Os 10 melhores materiais de panelas: como eles se comparam?

Visualizações: 404     Autor: China CHANGWEN Panelas      Horário de publicação: 07/08/2022      Origem:https://www.cookwarecwbr.com

Você está pronto para comprar panelas novas, mas não sabe qual material comprar?

Existem tantos tipos de panelas. A menos que você seja um chef profissional, é um desafio entender tudo isso.

Neste guia abrangente, descrevo os 10 melhores materiais de panelas.

Você vai aprender:

Vamos começar!

Materiais Gráfico de comparação

Se você estiver com pressa, aqui está uma lista de todos os materiais.

Tipo de panela Prós Contras Melhor para… Preço
         
Aço inoxidável totalmente revestido Excelente condutividade térmica, compatível com todos os cooktops, durável Caro, palitos de comida, difícil de limpar Cozinhar para todos os fins, selar, dourar $$$$
Aço Inoxidável com Base Ligada por Impacto Econômico, conduz o calor rapidamente Aquecimento desigual, o disco pode se separar da panela Cozinhar para todos os fins, dourar – não é ideal para molhos $$$
Ferro fundido Versátil, durável, retenção de calor, acessível Pesado, precisa ser temperado, reativo a alimentos ácidos Assar, refogar, assar, fritar e ferver (alimentos não ácidos) $$
Ferro fundido esmaltado Minimiza a aderência, retém bem o calor, não reativo Caro, aquece lentamente Assar, fritar, molhos, cozinhar lentamente $$$$
Aço carbono Leve, versátil, durável, acessível, responsivo ao calor Requer tempero, pode enferrujar ou descolorir, reage com alimentos ácidos Para todos os fins, cozimento em alta temperatura $$
Cobre Aquece rapidamente e uniformemente, responsivo às mudanças de calor, bonito Caro, requer polimento Cozimento de precisão (peixe, molhos, caramelos) $$$$$
Antiaderente (revestido com PTFE) A comida não gruda, fácil de limpar, acessível, versátil Não durável, propenso a deformar, materiais sintéticos Alimentos delicados (como ovos, panquecas, peixes). Cozinhar abaixo de 500°F $$
Antiaderente (revestido de cerâmica) Natural, a comida não gruda, fácil de limpar Não é durável, a superfície arranha facilmente Alimentos delicados (como ovos, panquecas, peixe) $$
Alumínio Boa condutividade, leve, acessível Reage a alimentos ácidos, não duráveis, deforma facilmente Alimentos delicados (como ovos, panquecas, peixe) $$
Alumínio anodizado duro Durável, condutor de calor, resistente a riscos Mais caro que o alumínio comum, pesado Alimentos delicados (como ovos, panquecas, peixe) $$$

Aço inoxidável totalmente revestido

Panelas de aço inoxidável totalmente revestidas

As panelas de aço inoxidável totalmente revestidas são feitas pela colagem (ou revestimento) de camadas de metais. As camadas coladas se estendem por toda a panela, daí o nome totalmente revestido.

Esse tipo de panela também é conhecido como multi-folheado, folheado ou colado.

Normalmente, as panelas de aço inoxidável totalmente revestidas têm três camadas (também chamadas de tripla ou 3 camadas): uma superfície de cozimento de aço inoxidável, núcleo de alumínio e exterior de aço inoxidável.

Camadas coladas de panelas D3 totalmente revestidas

Qual é o propósito desta construção em camadas?

O aço inoxidável, embora durável, é um mau condutor de calor. Ele precisa ser combinado com outros materiais altamente condutores, como alumínio ou cobre (ambos conduzem o calor de forma rápida e uniforme).

Algumas marcas fazem panelas com cinco ou até sete camadas. Embora o interior e o exterior sejam sempre de aço inoxidável, os materiais do núcleo variam. O número de camadas e o tipo de materiais do núcleo afetam o desempenho.

Por exemplo, panelas com núcleo de cobre (como a coleção All-Clad Copper Core) aquece e esfria mais rápido do que panelas com núcleo de alumínio porque o cobre tem maior condutividade térmica.

Prós

Contras

Panelas de aço inoxidável totalmente revestidas são melhores para…

Panelas de aço inoxidável totalmente revestidas são incrivelmente versáteis; você pode usá-lo para todos os tipos de receitas.

Embora você possa achar frustrante para alimentos como ovos e panquecas, mesmo alimentos delicados podem ser cozidos em aço inoxidável totalmente revestido com as técnicas corretas.

Esta panela é melhor para selar e dourar a carne. A combinação de seu núcleo altamente condutor e superfície não reativa torna as panelas de aço inoxidável totalmente revestidas perfeitas para bifes, frango e outras carnes. Como suporta altas temperaturas, você pode usá-lo para dourar no fogão e depois finalizar no forno.

Aço Inoxidável com Base Ligada por Impacto

Panelas de Aço Inoxidável com Base Ligada por Impacto

O aço inoxidável com base adesivada por impacto é o mesmo que o aço inoxidável totalmente revestido com uma grande diferença: o material do núcleo condutor é colado na base da panela, não nas laterais também.

Em outras palavras, a superfície de cozimento e o exterior são de aço inoxidável e alumínio ou cobre são colados à base.

Base Ligada por Impacto

Em alguns casos, os materiais condutores de base são colocados entre o aço inoxidável e, em outros casos, os fabricantes colam uma placa ao fundo.

A principal vantagem das panelas de aço inoxidável com colagem de impacto é que são mais baratas do que as totalmente revestidas. A desvantagem é que não conduz o calor uniformemente porque as laterais da panela não contêm uma camada de alumínio ou cobre.

Prós

Contras

O aço inoxidável com base adesivada por impacto é melhor para…

Como as panelas de aço inoxidável totalmente revestidas, as panelas com ligação de impacto são um cavalo de batalha para todos os fins. É especialmente bom para dourar, selar e fritar, pois a construção pode suportar altas temperaturas.

Não é ideal para molhos ou líquidos, pois os lados não fornecem calor – apenas o fundo. Portanto, você pode encontrar um pouco de aquecimento irregular se estiver fazendo um molho, esmalte ou sopa.

Ferro fundido

Panelas de Ferro Fundido

As panelas de ferro fundido são resistentes, feitas de uma única peça de metal, incluindo a alça. O material é tecnicamente uma liga de aproximadamente 98% de ferro e 2% de carbono.

A maioria das pessoas não sabe disso, pois as panelas de ferro fundido são tão resistentes, mas o teor de carbono o torna menos maleável e bastante quebradiço. Portanto, para torná-lo mais durável, as panelas de ferro fundido são feitas com paredes grossas e pesadas.

As paredes grossas não só aumentam a durabilidade das panelas de ferro fundido, mas permitem que absorvam e retenham o calor excepcionalmente bem.

Prós

Contras

Ferro fundido é melhor para…

O ferro fundido é elogiado por sua versatilidade. Você pode usá-lo para assar, refogar, refogar, fritar e ferver.

Como o aço inoxidável, ele pode lidar com altas temperaturas. Você pode usá-lo no forno, sob a grelha e na grelha. Ao contrário do aço inoxidável, sua camada antiaderente natural permite cozinhar ovos e assar com facilidade.

É perfeito para cozinhar bifes e hambúrgueres. Como retém bem o calor, a carne não afeta a temperatura da panela, então você obtém sempre uma crosta perfeita.

Embora você possa cozinhar alimentos ácidos com cautela, é melhor evitar a exposição prolongada.

Ferro fundido esmaltado

Panelas de ferro fundido esmaltado

Quer ferro fundido, mas não quer lidar com o processo de tempero e manutenção? Ferro fundido esmaltado é a resposta.

Esse tipo de panela é semelhante ao ferro fundido, mas possui revestimento esmaltado para evitar ferrugem, eliminar a necessidade de tempero e facilitar a limpeza.

Prós

Contras

Panelas de ferro fundido esmaltado são melhores para…

O ferro fundido esmaltado tem muitos usos, mas é especialmente popular como forno holandês, ideal para cozinhar lentamente. Você pode usar um forno holandês de ferro fundido esmaltado para refogar, ensopados, chilis e muito mais. Outros tipos de panelas de ferro fundido esmaltado são adequados para assar, assar e fritar.

Aço carbono

Panelas de Aço Carbono

O aço carbono, feito de 99% de ferro e 1% de carbono, é semelhante ao ferro fundido, mas mais leve, mais fácil de manobrar e mais fino. Você encontrará frigideiras, woks, panelas, assadeiras e frigideiras feitas de aço carbono.

Embora seja amado por profissionais devido à sua alta tolerância ao calor, também está ganhando popularidade entre os cozinheiros domésticos.

Prós

Contras

Panelas de aço carbono são melhores para…

As panelas de aço carbono são as melhores para a maioria das receitas devido à sua versatilidade. É excelente para selar, dourar e grelhar, pois pode suportar temperaturas extremamente altas. Por exemplo, o aço carbono Made In pode suportar até 1200°F.

No entanto, não use para alimentos ácidos – tomate, suco de limão e vinho tiram o tempero. Em vez disso, pegue aço inoxidável ou ferro fundido esmaltado para esses ingredientes.

Cobre

Panelas de Cobre

Panelas de cobre podem ser intimidantes. Não só é a panela mais cara, mas também aquece incrivelmente rápido, exigindo que você preste muita atenção enquanto cozinha.

O que há de tão especial nas panelas de cobre? O cobre possui alta condutividade térmica, muito superior ao alumínio. Mas também esfria rapidamente. Por isso, panelas de cobre requerem um pouco de habilidade.

Enquanto algumas marcas usam cobre como exterior, outras o usam como material central para panelas de aço inoxidável totalmente revestidas.

O cobre raramente é usado na superfície de cozimento porque reage com alimentos ácidos. Em vez disso, a maioria das panelas de cobre utiliza aço inoxidável ou estanho na superfície de cozimento.

Prós

Contras

Panelas de cobre são melhores para…

As panelas de cobre são adequadas para fritar, refogar e ferver. Você descobrirá que é especialmente útil para refeições que se beneficiam do controle preciso da temperatura, como peixes, molhos, caramelos e frutas flambadas. No entanto, você deve evitar alimentos ácidos se a superfície de cozimento for de cobre.

Antiaderente (revestido com PTFE)

Panelas antiaderentes revestidas com PTFE

As panelas antiaderentes com revestimento de PTFE (abreviação de politetrafluoretileno) são feitas com materiais sintéticos para evitar que os alimentos grudem e facilitar a limpeza.

Você pode ver o termo PTFE listado nas especificações dos utensílios de cozinha, mas a maioria das pessoas se refere ao revestimento como Teflon, pois é o fabricante mais conhecido.

O material usado para fazer a base das panelas antiaderentes revestidas com PTFE varia de acordo com a marca. Os materiais mais comuns são alumínio, alumínio anodizado duro e aço inoxidável totalmente revestido.

Prós

Contras

Panelas antiaderentes (revestidas com PTFE) são melhores para…

As panelas antiaderentes revestidas com PTFE são melhores para cozinhar alimentos delicados que podem desmoronar se grudarem na superfície de cozimento e para alimentos que não precisam de calor alto. É mais adequado para legumes, ovos, peixes, molhos, panquecas e crepes, caril, salteados e muito mais. Eu não recomendo para selar ou fritar carne, grelhar ou grelhar, pois as altas temperaturas podem arruinar o revestimento antiaderente.

Antiaderente (revestido de cerâmica)

Panelas antiaderentes com revestimento cerâmico

As panelas antiaderentes de cerâmica têm uma superfície de cozimento feita de silicone natural derivado de areia usando um processo chamado sol-gel. Portanto, não é tecnicamente feito de cerâmica, mas é rotulado como tal por causa de sua textura suave e brilhante.

Como com panelas antiaderentes revestidas com PTFE, o material de base varia, mas geralmente é alumínio. Também pode ser de aço ou aço inoxidável totalmente revestido.

Prós

Contras

Panelas com revestimento cerâmico são melhores para…

Assim como as panelas antiaderentes revestidas com PTFE, as panelas de cerâmica são melhores para alimentos delicados que tendem a grudar, como ovos, panquecas, frituras, legumes e outros alimentos delicados e escamosos. Não reage a alimentos ácidos; você pode usá-lo para molhos de tomate, limão e vinho.

Não é a melhor panela para selar e dourar a carne, pois é mais eficaz em temperaturas baixas e médias. Além disso, a selagem exige aderência entre a carne e a panela e, com o antiaderente, a comida tende a deslizar demais.

Alumínio

A maioria das panelas utiliza alumínio em pelo menos parte de seu processo de produção. É frequentemente usado como o núcleo de panelas de aço inoxidável e a base de panelas antiaderentes porque é altamente condutora.

O alumínio não é durável e reage com alimentos ácidos, então a maioria das panelas de alumínio é revestida com material antiaderente ou foi anodizada (mais sobre isso na próxima seção).

Prós

Contras

Panelas de alumínio são melhores para…

Como a maioria das panelas de alumínio tem um revestimento antiaderente, é melhor para legumes, frituras, caril, ovos, panquecas e muito mais. Não é recomendado para selar ou dourar a carne ou outras receitas que exigem fogo alto.

Alumínio anodizado duro

Conjunto de panelas de alumínio anodizado duro Calphalon

O alumínio anodizado duro é o alumínio que passou por um processo eletrolítico para criar uma camada oxidada na superfície.

Esse processo, que a Calphalon tomou emprestado da indústria aeroespacial na década de 1960, endurece o alumínio, tornando-o mais durável, resistente à corrosão e condutor de calor do que o alumínio padrão.

Como as panelas de alumínio, o alumínio anodizado duro é frequentemente revestido com material antiaderente ou usado como material central para panelas de aço inoxidável totalmente revestidas.

Embora as panelas de alumínio anodizado sejam mais caras, duram mais e têm um desempenho melhor do que o alumínio padrão.

Prós

Contras

Panelas de alumínio anodizado duro são melhores para…

A maioria das panelas de alumínio anodizado duro é revestida com uma superfície antiaderente de PTFE, tornando-a a melhor escolha para cozinhar ovos, panquecas, queijo grelhado e outras receitas que tendem a grudar.

É espesso, durável e pode suportar calor mais alto do que o alumínio padrão. Portanto, você pode usá-lo para selar se não quiser quebrar o aço inoxidável ou o ferro fundido.

Vá em frente e teste a maioria das receitas nesta panela, mas tenha cuidado com alimentos ácidos se a superfície não for revestida com materiais antiaderentes ou aço inoxidável.

Bottom Line: Que tipo de panelas é o melhor?

Agora que você conhece os prós e contras dos 10 principais materiais de panelas, a pergunta é:

Qual tipo de panela é o melhor?

Como você provavelmente adivinhou, não há melhor material para panelas; cada um serve a um propósito diferente.

O melhor material para você depende da sua coleção existente e de como você gosta de cozinhar.

Se você está apenas começando e está procurando o essencial, aqui está o que você precisa:

A empresa Changwen Cookware está estabelecida em uma das bases de produção de aço inoxidável mais famosas da China e se tornou um fabricante profissional de 20 anos especializado em conjuntos de panelas, chaleiras, talheres, etc., feitos de aço inoxidável de média e alta qualidade e alumínio com revestimento antiaderente. Seus produtos são amplamente exportados para muitos países e regiões do mundo.

Para saber mais sobre os 10 melhores materiais de panelas: como eles se comparam?, você pode visitar CHANGWEN COOKWAE China em https://www.cookwarecw.com/about-us.html para obter mais informações.

produtos relacionados

Bootstrap