Blogue e notícias

Estamos atentos às últimas novidades sobre a tendência de produtos de utensílios de cozinha e continuamos a desenvolver novos produtos adequados ao mercado

Os 10 melhores materiais de panelas: como eles se comparam?

Visualizações: 464     Autor: China CHANGWEN Panelas      Horário de publicação: 07/08/2022      Origem: https://www.cookwarecwbr.com

Você está pronto para comprar panelas novas, mas não sabe qual material comprar?

Existem tantos tipos de panelas. A menos que você seja um chef profissional, é um desafio entender tudo isso.

Neste guia abrangente, descrevo os 10 melhores materiais de panelas.

Você vai aprender:

  • os prós e contras de cada material de panelas,
  • como combinar o material da panela com a técnica e receita de cozimento,
  • quais materiais de panelas são essenciais e quais são bons de se ter.

Vamos começar!

Materiais Gráfico de comparação

Se você estiver com pressa, aqui está uma lista de todos os materiais.

Tipo de panela Prós Contras Melhor para… Preço
         
Aço inoxidável totalmente revestido Excelente condutividade térmica, compatível com todos os cooktops, durável Caro, palitos de comida, difícil de limpar Cozinhar para todos os fins, selar, dourar $$$$
Aço Inoxidável com Base Ligada por Impacto Econômico, conduz o calor rapidamente Aquecimento desigual, o disco pode se separar da panela Cozinhar para todos os fins, dourar – não é ideal para molhos $$$
Ferro fundido Versátil, durável, retenção de calor, acessível Pesado, precisa ser temperado, reativo a alimentos ácidos Assar, refogar, assar, fritar e ferver (alimentos não ácidos) $$
Ferro fundido esmaltado Minimiza a aderência, retém bem o calor, não reativo Caro, aquece lentamente Assar, fritar, molhos, cozinhar lentamente $$$$
Aço carbono Leve, versátil, durável, acessível, responsivo ao calor Requer tempero, pode enferrujar ou descolorir, reage com alimentos ácidos Para todos os fins, cozimento em alta temperatura $$
Cobre Aquece rapidamente e uniformemente, responsivo às mudanças de calor, bonito Caro, requer polimento Cozimento de precisão (peixe, molhos, caramelos) $$$$$
Antiaderente (revestido com PTFE) A comida não gruda, fácil de limpar, acessível, versátil Não durável, propenso a deformar, materiais sintéticos Alimentos delicados (como ovos, panquecas, peixes). Cozinhar abaixo de 500°F $$
Antiaderente (revestido de cerâmica) Natural, a comida não gruda, fácil de limpar Não é durável, a superfície arranha facilmente Alimentos delicados (como ovos, panquecas, peixe) $$
Alumínio Boa condutividade, leve, acessível Reage a alimentos ácidos, não duráveis, deforma facilmente Alimentos delicados (como ovos, panquecas, peixe) $$
Alumínio anodizado duro Durável, condutor de calor, resistente a riscos Mais caro que o alumínio comum, pesado Alimentos delicados (como ovos, panquecas, peixe) $$$

Aço inoxidável totalmente revestido

Panelas de aço inoxidável totalmente revestidas

As panelas de aço inoxidável totalmente revestidas são feitas pela colagem (ou revestimento) de camadas de metais. As camadas coladas se estendem por toda a panela, daí o nome totalmente revestido.

Esse tipo de panela também é conhecido como multi-folheado, folheado ou colado.

Normalmente, as panelas de aço inoxidável totalmente revestidas têm três camadas (também chamadas de tripla ou 3 camadas): uma superfície de cozimento de aço inoxidável, núcleo de alumínio e exterior de aço inoxidável.

Camadas coladas de panelas D3 totalmente revestidas

Qual é o propósito desta construção em camadas?

O aço inoxidável, embora durável, é um mau condutor de calor. Ele precisa ser combinado com outros materiais altamente condutores, como alumínio ou cobre (ambos conduzem o calor de forma rápida e uniforme).

Algumas marcas fazem panelas com cinco ou até sete camadas. Embora o interior e o exterior sejam sempre de aço inoxidável, os materiais do núcleo variam. O número de camadas e o tipo de materiais do núcleo afetam o desempenho.

Por exemplo, panelas com núcleo de cobre (como a coleção All-Clad Copper Core) aquece e esfria mais rápido do que panelas com núcleo de alumínio porque o cobre tem maior condutividade térmica.

Prós

  • Versátil: como o aço inoxidável não é reativo e ultradurável, é ótimo para selar, dourar, fritar, refogar e muito mais. É a melhor panela para todos os fins, porque não há ingredientes ou técnicas de cozimento que não possam ser manipuladas.
  • Durável: Por causa do exterior de aço e da construção espessa, o aço inoxidável totalmente revestido é incrivelmente durável. Ele deve durar uma vida inteira e não enferruja, lasca, lasca ou deforma (desde que você não o sujeite a mudanças drásticas de temperatura).
  • Distribui o calor de forma rápida e uniforme: Uma grande vantagem do aço inoxidável totalmente revestido é que ele distribui o calor de maneira rápida e uniforme por toda a panela, incluindo as laterais, o que é ótimo para cozinhar molhos: sem pontos frios ou queimaduras irregulares.
  • Responsivo: As panelas de aço inoxidável totalmente revestidas são responsivas, o que significa que respondem rapidamente às mudanças de temperatura. Tenha em mente que as panelas com núcleo de cobre são mais responsivas do que as panelas com núcleo de alumínio.
  • Compatível: O aço inoxidável é compatível com todos os cooktops, incluindo indução. Também é geralmente tolerante a altas temperaturas, tornando-o seguro para o forno e frangos de corte.

Contras

  • Caro: O aço inoxidável totalmente revestido é um investimento. Apesar de caro, deve durar a vida toda.
  • Sticks de alimentos: Como não é naturalmente antiaderente, os alimentos grudam no aço inoxidável se você não pré-aquecer e untar as panelas adequadamente.
  • Difícil de limpar: As panelas de aço inoxidável podem ser difíceis de limpar, especialmente em comparação com as antiaderentes. Pedaços de comida teimosos, especialmente se deixados por muito tempo, podem ser difíceis de remover.
  • Requer habilidade: se você é novo na cozinha, o aço inoxidável totalmente revestido pode não ser para você. Cozinhar com aço inoxidável requer algum conhecimento e técnica culinária.

Panelas de aço inoxidável totalmente revestidas são melhores para…

Panelas de aço inoxidável totalmente revestidas são incrivelmente versáteis; você pode usá-lo para todos os tipos de receitas.

Embora você possa achar frustrante para alimentos como ovos e panquecas, mesmo alimentos delicados podem ser cozidos em aço inoxidável totalmente revestido com as técnicas corretas.

Esta panela é melhor para selar e dourar a carne. A combinação de seu núcleo altamente condutor e superfície não reativa torna as panelas de aço inoxidável totalmente revestidas perfeitas para bifes, frango e outras carnes. Como suporta altas temperaturas, você pode usá-lo para dourar no fogão e depois finalizar no forno.

Aço Inoxidável com Base Ligada por Impacto

Panelas de Aço Inoxidável com Base Ligada por Impacto

O aço inoxidável com base adesivada por impacto é o mesmo que o aço inoxidável totalmente revestido com uma grande diferença: o material do núcleo condutor é colado na base da panela, não nas laterais também.

Em outras palavras, a superfície de cozimento e o exterior são de aço inoxidável e alumínio ou cobre são colados à base.

Base Ligada por Impacto

Em alguns casos, os materiais condutores de base são colocados entre o aço inoxidável e, em outros casos, os fabricantes colam uma placa ao fundo.

A principal vantagem das panelas de aço inoxidável com colagem de impacto é que são mais baratas do que as totalmente revestidas. A desvantagem é que não conduz o calor uniformemente porque as laterais da panela não contêm uma camada de alumínio ou cobre.

Prós

  • Econômico: Se você deseja panelas de aço inoxidável, mas não pode pagar os preços totalmente revestidos, as panelas com base adesivada são uma opção mais econômica.
  • Mesmo aquecimento na parte inferior: Embora você não obtenha aquecimento uniforme nas laterais, obterá aquecimento consistente na parte inferior. Esta panela é adequada para refogar e fritar, em vez de cozinhar molhos ou líquidos ferventes.
  • Variedade de opções: Dezenas de marcas de panelas fazem panelas de aço inoxidável com colagem de impacto, incluindo Calphalon, Demeyere, Cuisinart, Anolon e Farberware. Alguns oferecem panelas com base de alumínio e outros oferecem cobre. O ponto é que você tem uma tonelada de opções, e a maioria é acessível.
  • Leve: Como as camadas condutoras não se estendem pelas laterais das panelas e frigideiras, esse tipo de panela tende a ser mais leve e fácil de manusear do que totalmente revestida.

Contras

  • O calor não se distribui: o calor não se distribui rapidamente pelas laterais, por isso levará mais tempo para ferver os líquidos e não ferverá os molhos uniformemente.
  • Não tão durável: este tipo de panela não é tão durável quanto o aço inoxidável totalmente revestido. Enquanto algumas marcas podem afirmar que é construído para uso vitalício, totalmente revestido é uma escolha mais robusta. Embora raro , o disco, também conhecido como base adesivada por impacto, pode se separar da panela com o tempo.
  • Sticks de alimentos: A superfície é de aço inoxidável, então os alimentos vão grudar se a panela não for aquecida adequadamente antes de adicionar gorduras, óleos e alimentos.
  • Difícil de limpar: Quando os alimentos grudam, a superfície pode ser difícil de limpar. Se houver pedaços teimosos de comida, leva tempo e esforço para removê-los.

O aço inoxidável com base adesivada por impacto é melhor para…

Como as panelas de aço inoxidável totalmente revestidas, as panelas com ligação de impacto são um cavalo de batalha para todos os fins. É especialmente bom para dourar, selar e fritar, pois a construção pode suportar altas temperaturas.

Não é ideal para molhos ou líquidos, pois os lados não fornecem calor – apenas o fundo. Portanto, você pode encontrar um pouco de aquecimento irregular se estiver fazendo um molho, esmalte ou sopa.

Ferro fundido

Panelas de Ferro Fundido

As panelas de ferro fundido são resistentes, feitas de uma única peça de metal, incluindo a alça. O material é tecnicamente uma liga de aproximadamente 98% de ferro e 2% de carbono.

A maioria das pessoas não sabe disso, pois as panelas de ferro fundido são tão resistentes, mas o teor de carbono o torna menos maleável e bastante quebradiço. Portanto, para torná-lo mais durável, as panelas de ferro fundido são feitas com paredes grossas e pesadas.

As paredes grossas não só aumentam a durabilidade das panelas de ferro fundido, mas permitem que absorvam e retenham o calor excepcionalmente bem.

Prós

  • Versátil: O ferro fundido é o material principal de vários tipos de panelas, incluindo frigideiras, frigideiras, fornos holandeses, ferros de waffle, grelhas planas, woks e muito mais. É perfeito para diversas receitas e métodos de cozimento – é comumente usado para selar e fritar porque suporta muito bem o calor alto.
  • Durável: Quando bem cuidada, as panelas de ferro fundido podem durar uma vida inteira. A panela é forte e praticamente indestrutível graças à sua construção espessa.
  • Retenção de calor: O ferro fundido possui uma retenção de calor incrível. Suas paredes grossas absorvem e retêm bem o calor, então, quando você coloca um pedaço de carne frio nele, a superfície de cozimento permanece quente, permitindo que você crie uma crosta e retenha os sucos.
  • Acessível: O ferro fundido geralmente é bastante acessível. Por outro lado, o ferro fundido esmaltado é bem caro (falarei disso na próxima seção). Mas o ferro fundido padrão é econômico.
  • Naturalmente antiaderente: Uma vez temperado, o ferro fundido é naturalmente antiaderente. Portanto, se você deseja os benefícios da culinária antiaderente, mas tenta evitar produtos químicos sintéticos na cozinha, esta é uma boa escolha.

Contras

  • Pesado: Se você quer algo leve e fácil de manobrar, não recomendo ferro fundido. Em média, as frigideiras de ferro fundido pesam oito quilos, e isso sem comida nelas.
  • Precisa ser temperado: Para criar uma barreira antiaderente entre os alimentos e a superfície de cozimento, você precisará temperar regularmente suas panelas de ferro fundido. O tempero envolve esfregá-lo com gordura ou óleo e assá-lo no forno por algumas horas.
  • Reativo: O ferro fundido é reativo a alimentos ácidos. A exposição prolongada a alimentos ácidos pode quebrar a camada de tempero, destruindo suas propriedades antiaderentes.
  • Manutenção: Panelas de ferro fundido não são as mais fáceis de manter. Você precisa limpá-lo adequadamente (sem sabão), temperá-lo regularmente e armazená-lo corretamente para evitar ferrugem.
  • Aquece lentamente: Em comparação com outros utensílios de cozinha, o ferro fundido demora mais tempo a aquecer graças às suas paredes espessas. No entanto, uma vez quente, retém bem o calor.
  • Pode arranhar fogões com tampo de vidro: O ferro fundido tem um exterior áspero e irregular que pode arranhar fogões elétricos ou de vidro de indução se você não manuseá-lo com cuidado.

Ferro fundido é melhor para…

O ferro fundido é elogiado por sua versatilidade. Você pode usá-lo para assar, refogar, refogar, fritar e ferver.

Como o aço inoxidável, ele pode lidar com altas temperaturas. Você pode usá-lo no forno, sob a grelha e na grelha. Ao contrário do aço inoxidável, sua camada antiaderente natural permite cozinhar ovos e assar com facilidade.

É perfeito para cozinhar bifes e hambúrgueres. Como retém bem o calor, a carne não afeta a temperatura da panela, então você obtém sempre uma crosta perfeita.

Embora você possa cozinhar alimentos ácidos com cautela, é melhor evitar a exposição prolongada.

Ferro fundido esmaltado

Panelas de ferro fundido esmaltado

Quer ferro fundido, mas não quer lidar com o processo de tempero e manutenção? Ferro fundido esmaltado é a resposta.

Esse tipo de panela é semelhante ao ferro fundido, mas possui revestimento esmaltado para evitar ferrugem, eliminar a necessidade de tempero e facilitar a limpeza.

Prós

  • Menos aderência: O esmalte esmaltado evita que os alimentos grudem na superfície. Você não precisa temperar panelas de ferro fundido esmaltado como faz com ferro fundido nu.
  • Retém bem o calor: o ferro fundido esmaltado é espesso e resistente, por isso retém bem o calor, mantendo a comida quente enquanto você termina de preparar o restante da refeição.
  • Não reativo: O revestimento esmaltado evita que o metal reaja com alimentos ácidos, então vá em frente e cozinhe qualquer ingrediente que desejar nesta panela.
  • Resistente à ferrugem: Ao contrário do ferro fundido nu, que enferruja se embebido em água, o ferro fundido esmaltado não enferruja. Você pode mergulhá-lo em água para ajudar a soltar pedaços teimosos de comida, e não causará danos.
  • Muitas opções e cores: Existem muitas opções de ferro fundido esmaltado no mercado. Além disso, eles estão disponíveis em cores variadas, para que você possa escolher um que se adapte à sua cozinha.

Contras

  • Caro: é caro. Você já ouviu falar da Le Creuset, a cara marca francesa de panelas? Sua especialidade é o ferro fundido esmaltado, e não é barato.
  • Demora um pouco para aquecer: por causa da construção grossa, leva um tempo para o ferro fundido esmaltado aquecer e esfriar. Portanto, se você estiver cozinhando uma refeição em uma panela e precisar ajustar o calor com frequência, escolha outro tipo de panela.
  • O esmalte pode lascar: É preciso ter cuidado ao usar certos utensílios no esmalte porque pode lascar. Use utensílios de nylon, madeira ou silicone para evitar isso.
  • A comida pode grudar: embora o esmalte melhore suas propriedades antiaderentes, não é tão escorregadio quanto uma panela revestida de teflon.

Panelas de ferro fundido esmaltado são melhores para…

O ferro fundido esmaltado tem muitos usos, mas é especialmente popular como forno holandês, ideal para cozinhar lentamente. Você pode usar um forno holandês de ferro fundido esmaltado para refogar, ensopados, chilis e muito mais. Outros tipos de panelas de ferro fundido esmaltado são adequados para assar, assar e fritar.

Aço carbono

Panelas de Aço Carbono

O aço carbono, feito de 99% de ferro e 1% de carbono, é semelhante ao ferro fundido, mas mais leve, mais fácil de manobrar e mais fino. Você encontrará frigideiras, woks, panelas, assadeiras e frigideiras feitas de aço carbono.

Embora seja amado por profissionais devido à sua alta tolerância ao calor, também está ganhando popularidade entre os cozinheiros domésticos.

Prós

  • Leve: O aço carbono é leve, especialmente em comparação com o ferro fundido. Isso facilita o manuseio, principalmente na hora de despejar o molho ou transferir para o forno.
  • Versátil: com aço carbono, você pode fazer ovos, grelhar bifes, fritar legumes, frango assado e muito mais. É seguro no forno, sob a grelha, na grelha e no fogão.
  • Durável: o aço carbono é forte, portanto, se você deixá-lo cair no chão ou bater em outra panela, é improvável que quebre ou arranhe. Quando a superfície antiaderente se desgastar, basta reaproveitá-la e ela ficará como nova.
  • Acessível: Se você deseja uma panela de qualidade por uma fração do custo em comparação com o ferro fundido esmaltado, o aço carbono é uma excelente opção.
  • Responsivo: Ao mudar de alta para baixa temperatura, a superfície não demora muito para responder, pois as paredes são mais finas que o ferro fundido. Isso lhe dá um controle preciso ao cozinhar.

Contras

  • Requer tempero: O tempero cria um revestimento antiaderente natural, mas é um passo extra para o qual alguns cozinheiros não têm paciência.
  • Pode enferrujar ou descolorir: O aço carbono enferruja se não for temperado adequadamente. Também pode descolorir, o que faz com que pareça manchado. É resistente e robusto, mas não é a panela mais esteticamente agradável.
  • Difícil de limpar: o aço carbono não pode ser lavado na máquina de lavar louça, portanto, a limpeza requer algum esforço. Não use sabão ou esfregões, pois isso desgastará o tempero.
  • Reage com alimentos ácidos: Alimentos ácidos, como tomate, vinho e limão, podem tirar o tempero.

Panelas de aço carbono são melhores para…

As panelas de aço carbono são as melhores para a maioria das receitas devido à sua versatilidade. É excelente para selar, dourar e grelhar, pois pode suportar temperaturas extremamente altas. Por exemplo, o aço carbono Made In pode suportar até 1200°F.

No entanto, não use para alimentos ácidos – tomate, suco de limão e vinho tiram o tempero. Em vez disso, pegue aço inoxidável ou ferro fundido esmaltado para esses ingredientes.

Cobre

Panelas de Cobre

Panelas de cobre podem ser intimidantes. Não só é a panela mais cara, mas também aquece incrivelmente rápido, exigindo que você preste muita atenção enquanto cozinha.

O que há de tão especial nas panelas de cobre? O cobre possui alta condutividade térmica, muito superior ao alumínio. Mas também esfria rapidamente. Por isso, panelas de cobre requerem um pouco de habilidade.

Enquanto algumas marcas usam cobre como exterior, outras o usam como material central para panelas de aço inoxidável totalmente revestidas.

O cobre raramente é usado na superfície de cozimento porque reage com alimentos ácidos. Em vez disso, a maioria das panelas de cobre utiliza aço inoxidável ou estanho na superfície de cozimento.

Prós

  • Aquece de forma rápida e uniforme: o cobre é um dos materiais mais condutores, por isso aquece de forma rápida e uniforme; sem esperar a panela esquentar.
  • Responsivo às mudanças de calor: Além de aquecer rapidamente, o cobre também esfria mais rápido do que a maioria dos materiais. Sua capacidade de resposta superior oferece o controle final.
  • Estética: Se você quer algo surpreendentemente bonito para sua cozinha, então o cobre é o caminho a percorrer. É elegante, quente e imediatamente adiciona alguma classe à sua cozinha.
  • Resistente à ferrugem: As panelas de cobre não enferrujam, ao contrário de alguns outros tipos de panelas.
  • Rápido de limpar: o cobre libera os alimentos de forma rápida e fácil. Basta lavar com água morna e um pano macio, e a comida deslizará imediatamente.

Contras

  • Caro: panelas de cobre geralmente são muito caras. Não só a matéria-prima é mais cara que o alumínio e o aço, mas muitas marcas líderes de panelas de cobre fabricam seus produtos na França.
  • Precisa de manutenção: o cobre é macio, por isso pode arranhar ou deformar facilmente. Também mancha quando exposto à umidade e precisa ser polido regularmente para manter sua beleza.
  • Reage com alimentos: Se a superfície for de cobre, irá reagir com alimentos ácidos, levando a um sabor metálico. Isso não é um problema na maioria dos casos, já que a maioria das marcas utiliza aço inoxidável para a superfície.

Panelas de cobre são melhores para…

As panelas de cobre são adequadas para fritar, refogar e ferver. Você descobrirá que é especialmente útil para refeições que se beneficiam do controle preciso da temperatura, como peixes, molhos, caramelos e frutas flambadas. No entanto, você deve evitar alimentos ácidos se a superfície de cozimento for de cobre.

Antiaderente (revestido com PTFE)

Panelas antiaderentes revestidas com PTFE

As panelas antiaderentes com revestimento de PTFE (abreviação de politetrafluoretileno) são feitas com materiais sintéticos para evitar que os alimentos grudem e facilitar a limpeza.

Você pode ver o termo PTFE listado nas especificações dos utensílios de cozinha, mas a maioria das pessoas se refere ao revestimento como Teflon, pois é o fabricante mais conhecido.

O material usado para fazer a base das panelas antiaderentes revestidas com PTFE varia de acordo com a marca. Os materiais mais comuns são alumínio, alumínio anodizado duro e aço inoxidável totalmente revestido.

Prós

  • A comida não gruda: A principal razão pela qual esta panela é tão amada é que a comida não gruda. Isso torna mais fácil cozinhar uma variedade de receitas, além de facilitar a limpeza.
  • Fácil de limpar: você só precisa de água morna, sabão e um pano macio para limpar completamente as panelas antiaderentes. Então, se você quer gastar menos tempo em pratos, esta é a escolha certa.
  • Leve: A maioria das panelas antiaderentes é leve e fácil de manobrar.
  • Versátil: panelas antiaderentes são versáteis. Você pode usá-lo para muitas receitas, incluindo ovos, crepes e muito mais. É particularmente útil para ingredientes delicados.
  • Acessível: Esta panela é econômica. Se você usá-lo corretamente, pode durar até cinco anos.

Contras

  • Durabilidade: Embora esta panela seja durável, não é tão duradoura quanto o ferro fundido ou o aço inoxidável. A longevidade máxima é de cerca de três a cinco anos, então você terá que substituí-lo com frequência. A superfície pode descascar, arranhar e perder suas propriedades antiaderentes.
  • Deformações: As panelas antiaderentes podem deformar se forem aquecidas demais. Ele também pode deformar se você passar água fria sobre ele enquanto ainda estiver quente.
  • Não natural: PTFE é um revestimento sintético, então se você quiser algo natural, sugiro procurar em outro lugar. Embora o PTFE seja seguro, ele pode liberar gases se você o aquecer acima de 500 ° F, e respirar esses gases pode causar sintomas semelhantes aos da gripe.

Panelas antiaderentes (revestidas com PTFE) são melhores para…

As panelas antiaderentes revestidas com PTFE são melhores para cozinhar alimentos delicados que podem desmoronar se grudarem na superfície de cozimento e para alimentos que não precisam de calor alto. É mais adequado para legumes, ovos, peixes, molhos, panquecas e crepes, caril, salteados e muito mais. Eu não recomendo para selar ou fritar carne, grelhar ou grelhar, pois as altas temperaturas podem arruinar o revestimento antiaderente.

Antiaderente (revestido de cerâmica)

Panelas antiaderentes com revestimento cerâmico

As panelas antiaderentes de cerâmica têm uma superfície de cozimento feita de silicone natural derivado de areia usando um processo chamado sol-gel. Portanto, não é tecnicamente feito de cerâmica, mas é rotulado como tal por causa de sua textura suave e brilhante.

Como com panelas antiaderentes revestidas com PTFE, o material de base varia, mas geralmente é alumínio. Também pode ser de aço ou aço inoxidável totalmente revestido.

Prós

  • Sem toxinas: As panelas revestidas de cerâmica são completamente naturais, portanto, não há riscos de toxinas, mesmo que as panelas estejam superaquecidas. O revestimento é derivado de areia natural e não contém chumbo, cádmio ou outros produtos químicos ou elementos potencialmente perigosos.
  • Antiaderente: As panelas revestidas de cerâmica são naturalmente antiaderentes, por isso possuem excelente liberação de alimentos e são fáceis de limpar.
  • Ecologicamente correto: muitas marcas afirmam ser ecologicamente corretas, usando 60% menos CO2 do que as panelas antiaderentes tradicionais. Não há muitas evidências científicas para apoiar essas alegações, mas isso é um profissional se você confiar nas marcas.
  • Acessível: as panelas de cerâmica são econômicas. Os preços variam de marca para marca, mas você encontrará panelas revestidas de cerâmica de qualidade por uma fração do custo do aço inoxidável.
  • Opções de cores: As panelas com revestimento cerâmico permitem que você combine suas panelas e frigideiras com a decoração da sua cozinha. Ao contrário das panelas revestidas com PTFE que são tipicamente cinza escuro, as panelas com revestimento cerâmico estão disponíveis em várias opções de cores.

Contras

  • Não durável: panelas de cerâmica são o menos durável de todos os materiais mencionados neste post. Embora seja acessível, você só deve esperar que sua panela de cerâmica dure cerca de um ano antes de perder sua capacidade antiaderente, rachaduras, lascas ou antes que a tinta descolore.
  • A superfície risca facilmente: A superfície de cozedura risca facilmente, dificultando a limpeza e fazendo com que os alimentos grudem. Para evitar isso, use utensílios de cozinha de madeira ou nylon.
  • Aquecimento irregular: panelas de cerâmica não aquecem tão uniformemente quanto outras panelas. A superfície é feita de partículas minúsculas e, em um nível microscópico, os alimentos nem sempre estão em contato direto com o calor. Isso pode levar a resultados desiguais e inconsistentes.

Panelas com revestimento cerâmico são melhores para…

Assim como as panelas antiaderentes revestidas com PTFE, as panelas de cerâmica são melhores para alimentos delicados que tendem a grudar, como ovos, panquecas, frituras, legumes e outros alimentos delicados e escamosos. Não reage a alimentos ácidos; você pode usá-lo para molhos de tomate, limão e vinho.

Não é a melhor panela para selar e dourar a carne, pois é mais eficaz em temperaturas baixas e médias. Além disso, a selagem exige aderência entre a carne e a panela e, com o antiaderente, a comida tende a deslizar demais.

Alumínio

A maioria das panelas utiliza alumínio em pelo menos parte de seu processo de produção. É frequentemente usado como o núcleo de panelas de aço inoxidável e a base de panelas antiaderentes porque é altamente condutora.

O alumínio não é durável e reage com alimentos ácidos, então a maioria das panelas de alumínio é revestida com material antiaderente ou foi anodizada (mais sobre isso na próxima seção).

Prós

  • Condutor: O alumínio é um metal condutor, por isso se destaca como núcleo de panelas. Fornece aquecimento rápido e uniforme.
  • Acessível: Panelas de alumínio geralmente são acessíveis. Portanto, se você é novo na cozinha ou está com um orçamento apertado, é um excelente lugar para começar.
  • Muitas opções: Como mencionado, o alumínio está no centro de muitos tipos de panelas. Você pode encontrá-lo com aço inoxidável ou a base para superfícies de cozimento antiaderentes.

Contras

  • Reativo: O alumínio é reativo a alimentos ácidos. Embora a maioria das panelas de alumínio seja tratada com um interior antiaderente ou de aço inoxidável, tenha cuidado se o seu não for.
  • Falta durabilidade: o alumínio não é a panela mais durável; não espere que dure para sempre. Se você quer algo mais duradouro, recomendo alumínio anodizado duro.
  • Deforma facilmente: O alumínio é propenso a deformar quando submetido a altas temperaturas ou mudanças drásticas de temperatura. O alumínio anodizado duro é menos propenso a deformar.

Panelas de alumínio são melhores para…

Como a maioria das panelas de alumínio tem um revestimento antiaderente, é melhor para legumes, frituras, caril, ovos, panquecas e muito mais. Não é recomendado para selar ou dourar a carne ou outras receitas que exigem fogo alto.

Alumínio anodizado duro

Conjunto de panelas de alumínio anodizado duro Calphalon

O alumínio anodizado duro é o alumínio que passou por um processo eletrolítico para criar uma camada oxidada na superfície.

Esse processo, que a Calphalon tomou emprestado da indústria aeroespacial na década de 1960, endurece o alumínio, tornando-o mais durável, resistente à corrosão e condutor de calor do que o alumínio padrão.

Como as panelas de alumínio, o alumínio anodizado duro é frequentemente revestido com material antiaderente ou usado como material central para panelas de aço inoxidável totalmente revestidas.

Embora as panelas de alumínio anodizado sejam mais caras, duram mais e têm um desempenho melhor do que o alumínio padrão.

Prós

  • Durável: O alumínio anodizado duro é resistente, durável e bem construído. É de longa duração e resistente à deformação.
  • Condutivo de calor: O alumínio anodizado duro possui excelente condutividade de calor. Aquece rapidamente e uniformemente ao longo da base e nas laterais.
  • Resistente a arranhões: Esta é uma excelente escolha se você estiver com pouco espaço de armazenamento e precisar empilhar seus utensílios de cozinha. É resistente a arranhões e arranhões.
  • Não drena metais: A superfície, porque é anodizada e muitas vezes revestida com antiaderente PTFE, não é reativa, para que você possa cozinhar todos os ingredientes sem que os metais se quebrem em seus alimentos.

Contras

  • Caro: as panelas de alumínio anodizado duro são mais baratas que o aço inoxidável, mas geralmente mais caras que o alumínio padrão. Espere pagar pelo menos US $ 50 por uma frigideira, mas algumas marcas cobram muito mais.
  • Pesado: Esta panela é mais dura, mais densa e mais pesada que o alumínio padrão.
  • A qualidade varia entre as marcas: existem muitas opções de alumínio anodizado duro no mercado e não há dois produtos iguais. Alguns têm paredes grossas, tornando-o mais durável e mais lento para aquecer, enquanto outros têm paredes finas e aquecem mais rapidamente. Certifique-se de fazer sua pesquisa antes de comprar.

Panelas de alumínio anodizado duro são melhores para…

A maioria das panelas de alumínio anodizado duro é revestida com uma superfície antiaderente de PTFE, tornando-a a melhor escolha para cozinhar ovos, panquecas, queijo grelhado e outras receitas que tendem a grudar.

É espesso, durável e pode suportar calor mais alto do que o alumínio padrão. Portanto, você pode usá-lo para selar se não quiser quebrar o aço inoxidável ou o ferro fundido.

Vá em frente e teste a maioria das receitas nesta panela, mas tenha cuidado com alimentos ácidos se a superfície não for revestida com materiais antiaderentes ou aço inoxidável.

Bottom Line: Que tipo de panelas é o melhor?

Agora que você conhece os prós e contras dos 10 principais materiais de panelas, a pergunta é:

Qual tipo de panela é o melhor?

Como você provavelmente adivinhou, não há melhor material para panelas; cada um serve a um propósito diferente.

O melhor material para você depende da sua coleção existente e de como você gosta de cozinhar.

Se você está apenas começando e está procurando o essencial, aqui está o que você precisa:

  • Pelo menos uma panela antiaderente para ovos, panquecas, sanduíches grelhados, peixe, etc. Eu recomendo algo com uma base de alumínio anodizado duro e revestimento antiaderente PTFE para maior durabilidade.
  • Uma panela ou frigideira de aço inoxidável para selar, dourar e cozinhar molhos. E uma panela ou panela de aço inoxidável para ferver e fazer molhos. Se você tiver o orçamento para isso, vá para totalmente vestido.
  • Uma frigideira de ferro fundido ou aço carbono para assar, refogar, refogar e fritar. Ambos são versáteis, mas você só precisa de um. Tenha em mente que o aço carbono é mais leve, enquanto o ferro fundido é mais pesado, mas retém bem o calor.
  • Ferro fundido esmaltado é bom ter na cozinha, mas não é necessário.
  • Se você deseja comprar seu primeiro conjunto inteiro, escolha o aço inoxidável. É versátil e pode ser usado com todas as técnicas e receitas culinárias.

A empresa Changwen Cookware está estabelecida em uma das bases de produção de aço inoxidável mais famosas da China e se tornou um fabricante profissional de 20 anos especializado em conjuntos de panelas, chaleiras, talheres, etc., feitos de aço inoxidável de média e alta qualidade e alumínio com revestimento antiaderente. Seus produtos são amplamente exportados para muitos países e regiões do mundo.

Para saber mais sobre os 10 melhores materiais de panelas: como eles se comparam?, você pode visitar CHANGWEN COOKWAE China em https://www.cookwarecw.com/about-us.html para obter mais informações.

produtos relacionados

Bootstrap