Blogue e notícias

Estamos atentos às últimas novidades sobre a tendência de produtos de utensílios de cozinha e continuamos a desenvolver novos produtos adequados ao mercado

Qual é a melhor panela de aço inoxidável 18/10 ou 18/8?

Visualizações: 553     Autor: China CHANGWEN Panelas      Horário de publicação: 12/07/2022      Origem: https://www.cookwarecwbr.com

Qual é a melhor panela de aço inoxidável 18/10 ou 18/8?

Quando se trata de comprar aço inoxidável, é provável que você encontre três opções principais. Estes são os tipos de aço inoxidável 18/10 vs 18/8 vs 18/0. Qual a diferença entre esses tipos de aço inox e qual é o melhor de todos?

A principal diferença entre esses números de aço inoxidável é a porcentagem de cromo e níquel neles. O aço 18/10 significa que possui 18% de cromo e 10% de níquel. 18/8 significa que o cromo é de 18%, enquanto o níquel é de 8%. 18/0 significa que tem 18% de cromo e 0% de níquel.

Fogões de aço inoxidável são feitos principalmente de 18/10 e 18/8. Este artigo se concentrará nas diferenças entre 18/10 e 18/8 .

(1) A diferença no teor de níquel determina o grau de aço inoxidável. Resumindo, quanto maior o teor de níquel, menos fácil é enferrujar.

(2) Definição da indústria de aço inoxidável: o aço inoxidável 18/8 pertence ao “grau alimentício” e o aço inoxidável 18/10 pertence ao “grau médico”. (Como o aço inoxidável 18/10 é muito durável e resistente à corrosão e não tem precipitação de íons metálicos, é o aço inoxidável médico mais avançado atualmente, e as ferramentas cirúrgicas são feitas dele.)

(3) O representante do aço inoxidável 18/8 é o aço inoxidável 304, e o representante do aço inoxidável 18/10 é o aço inoxidável 304 e o aço inoxidável 316.

(4) Em geral, o uso de panelas e frigideiras de aço inoxidável 18/8 pode alcançar o efeito de prevenção de ferrugem e atender às necessidades de cozimento diário.

Aço inoxidável de qualidade alimentar comum

No aço inoxidável, o cromo e o níquel possuem características próprias. O cromo confere ao aço inoxidável um brilho único e um efeito espelhado. O níquel torna o aço inoxidável mais sólido e melhora sua capacidade de resistir à oxidação e à corrosão, especialmente em ambientes ácidos.

De acordo com as normas internacionais NSF, o aço inox utilizado em equipamentos alimentícios deve ser da série 200300 ou 400.

série 200

Nas séries 200, como 201 e 202, os fabricantes substituem o níquel pelo manganês, que tem a vantagem de reduzir os custos de produção e a desvantagem de se tornar mais sujeito à corrosão ou ferrugem.

Embora esta série também seja considerada aço inoxidável de qualidade alimentar, não é aço inoxidável de alta qualidade, portanto, minha sugestão é que, ao selecionar utensílios de cozinha, é melhor não escolher o aço inoxidável Série 2.

série 300

aço inoxidável 304

Até agora, 304 é o grau de aço inoxidável mais comumente usado em utensílios de cozinha.

Às vezes, o sistema de classificação do fogão descreve o aço inoxidável 304 como 18/8. Como sabemos, o primeiro número é a porcentagem de cromo e o segundo é a porcentagem de níquel, ou seja, o aço inoxidável 18/8 tem 18% de cromo e 8% de níquel.

aço inoxidável 316

A composição química do aço inoxidável 316 é de 16-18% de cromo, 10-14% de níquel e 2% de molibdênio.

fabricante de panelas de inox 18/8
Fabricante de panelas de aço inoxidável 18/8

No sistema de classificação do fogão, o 316, também conhecido como aço inoxidável 18/10, é feito de 18% de cromo e 10% de níquel.

É raro que o aço inoxidável 304. É uma versão de alta qualidade do aço inoxidável e é famosa por sua excelente resistência à corrosão. Na verdade, também é chamado de aço inoxidável marinho porque é usado no ambiente marinho e pode resistir à erosão da água salgada. 316 também tem muitas aplicações médicas, como implantes biomédicos, por isso também é conhecido como aço inoxidável de grau cirúrgico.

No entanto, este tipo de aço inoxidável é muito caro, por isso não há muitos utensílios de cozinha para usar.

O aço inoxidável cirúrgico 316 é superior ao aço inoxidável 304?

Em termos de resistência à corrosão, sim.

No entanto, na culinária diária, o aço inoxidável 304 de alta qualidade é suficiente para qualquer alimento que você queira cozinhar. A menos que você queira conter alimentos ácidos, o aço inoxidável 316 geralmente é uma escolha melhor.

aço inoxidável 430

430 é um aço inoxidável magnético e livre de níquel. No sistema de classificação do fogão, o teor de cromo de 430 é de 18% e o teor de níquel é quase 0 (~0,75%), por isso é chamado de 18/0.

Como não contém níquel, é mais propenso à corrosão do que 304 e 316430 e tende a perder o brilho lentamente.

aço inoxidável 440

440 e 440C também são aços inoxidáveis comuns de grau alimentício. Sua principal vantagem é que eles podem obter alta dureza do material durante o tratamento térmico. Eles são geralmente usados como facas de cozinha porque são fortes e afiados e podem resistir ao desgaste.

440 Geralmente, utensílios de cozinha e recipientes não são feitos porque são fáceis de enferrujar em comparação com 304316.

Resumindo, o aço inoxidável de alta qualidade, seja 304 ou 316, é uma escolha melhor do que a maioria dos outros materiais disponíveis.

Por exemplo, panelas de alumínio com revestimentos perderão sua aderência ao longo do tempo. O revestimento de Teflon se desintegrará se superaquecido. Potes de vidro e potes de cerâmica têm má condução de calor e são fáceis de quebrar. O cobre reagirá com alimentos. O ferro fundido precisa ser seco ou enferrujará.

Considerando esses fatores, o aço inoxidável é popular por sua baixa manutenção, durabilidade e relativa inércia.

3. Causas de ferrugem de fogões de aço inoxidável

Com base na compreensão do aço inoxidável, se o fogão estiver enferrujado, pode ser um dos três motivos a seguir:

1. Composição do aço: o aço inoxidável 18/0 sem níquel é mais fácil de enferrujar do que o aço inoxidável 304/316.

2. Qualidade do aço: o cromo é o elemento chave para tornar o aço inoxidável inoxidável. Por definição, o aço inoxidável deve conter pelo menos 10,5% de cromo em peso, e o aço inoxidável 304/316 de alta qualidade deve conter 18-20% de cromo.

É mais barato. Aço inoxidável sem marcas pode ter baixo teor de cromo. É melhor não comprar produtos baratos. Afinal, a saúde é mais importante.

3. Alimentos muito ácidos, detergente não qualificado ou ambiente extremamente salgado também podem causar ferrugem no aço inoxidável.

fábrica de panelas de aço inoxidável 18/8
Fábrica de panelas de aço inoxidável 18/8

Vantagens e desvantagens das panelas de aço inoxidável de qualidade alimentar

A maior desvantagem do aço inoxidável é a baixa condutividade térmica, que requer núcleo de alumínio ou cobre para melhorar a condutividade térmica. De fato, a condutividade térmica do aço inoxidável é 10 vezes menor que a do alumínio, o que significa que o tempo de aquecimento da panela de aço inoxidável é 10 vezes maior que o da panela de alumínio (a condutividade térmica do aço inoxidável é de 10-30 W/m/K, e a do alumínio é 237W/m/K).

Em segundo lugar, o aço inoxidável é fácil de aderir à panela. Se você não for proficiente em cozinhar, a maioria dos alimentos grudará.

Então, por que usá-lo? Porque o aço inoxidável ainda tem muitas vantagens.

1. É durável. Você pode bater, arranhar e esfregar. Também é muito mais duro que o alumínio ou o cobre, e seu ponto de fusão é muito mais alto que o alumínio ou o cobre, o que o torna o material mais durável de todos os utensílios de cozinha comuns.

2. A aparência é agradável aos olhos, e o brilho polido do aço inoxidável de alta qualidade parece muito confortável.

3. Fácil de manter. Nenhum cuidado especial é necessário. Se o seu fogão de aço inoxidável parecer velho, você pode limpá-lo com vinagre ou água com gás para restaurar o brilho.

4. Nenhuma reação química ocorre. Ao contrário do cobre puro e do alumínio, que reagem com alimentos ácidos, o aço inoxidável é relativamente inerte e não reage com alimentos.

5. Adequado para cozimento em alta temperatura. O aço inoxidável pode suportar altas temperaturas, altas temperaturas, sem problemas.

6. É aplicável a uma ampla gama de culinária. O aço inoxidável é muito adequado para fritar, cozinhar no vapor, fritar, ferver, estufar e outros métodos de cozimento.

7. Valor pelo dinheiro. O kit de aço inoxidável geralmente tem um preço razoável e é muito durável. Geralmente dura 10 anos, mas 8 anos não é um problema.

8. Pode ser usado em combinação com núcleo de alumínio ou núcleo de cobre (núcleo de alumínio é profundamente embutido em duas camadas de aço inoxidável). Desta forma, o aço inoxidável tem as vantagens de durabilidade, não reatividade e condutividade térmica de outros materiais.

9. Opções de fogão de segurança. É um dos utensílios de cozinha mais seguros do mercado.

Como comprar fogões de aço inoxidável ?

1. Grau de aço inoxidável

Você deve certificar-se de que os fogões são feitos de aço inoxidável 304, pois são a configuração padrão dos fogões de alta qualidade.

2. Peso

Ao segurá-lo, você pode sentir seu peso. Vasos mais pesados precisam ser feitos de mais materiais e não são fáceis de produzir amassados. Claro, isso aumentará o custo, portanto, será mais caro.

Se você está comprando online, precisa verificar os comentários para ver se alguém está falando sobre o peso e a robustez do pote.

3. Material do núcleo

O aço inoxidável é um mau condutor de calor, e o pote de alumínio ou cobre pode melhorar a eficiência da condução de calor, que depende da espessura do núcleo de cobre ou do núcleo de alumínio. Quanto mais espesso o núcleo, mais uniforme a distribuição de calor.

Deve-se notar que a espessura do núcleo de alumínio deve ser o dobro da espessura do núcleo de cobre para obter a mesma distribuição de calor, o que significa que a base da panela com núcleo de alumínio é mais espessa que a base da panela com núcleo de cobre.

4. Compatibilidade do fogão de indução

O fogão eletromagnético usa o princípio da indução magnética, então o fogão deve ser magnético.

Panelas de aço inoxidável com alto teor de níquel não possuem magnetismo. A camada inferior do fogão de aço inoxidável de três camadas é feita de ferrita 430, que é magnética e adequada para fogões de indução.

Como manter fogões de aço inoxidável?

Em comparação com os fogões revestidos, os fogões de aço inoxidável exigem muito menos manutenção, mas deve-se ter atenção à manutenção para durar mais tempo.

1. Cozinhe em fogo médio. Isso ajuda a reduzir a aderência dos alimentos.

2. Retire os alimentos da panela de aço inoxidável imediatamente após o cozimento. Não use aço inoxidável para alimentos com alto teor de ácido ou sal, o que pode evitar a corrosão.

3. Não armazene alimentos em panelas de aço inoxidável, especialmente alimentos ácidos (como alimentos para tomate).

4. Depois de cozinhar, deixe a panela esfriar antes de mergulhar, porque mergulhar a panela quente em água fria pode causar deformação.

5. Limpe os alimentos imediatamente após o resfriamento e ao prepará-los para a limpeza.

6. Se sua panela estiver com manchas ou sedimentos brancos, você pode usar vinagre e água para limpá-la.

7. Se a comida grudar na panela, mergulhe-a por uma hora para amolecer. Não deixe a panela de molho por muito tempo, pois isso aumentará a chance de corrosão.

8. Não use limpador abrasivo, pano de limpeza e palha de aço para limpá-lo.

9. Algumas panelas e frigideiras de aço inoxidável têm camadas de alumínio. Se a camada externa estiver danificada, a exposição da camada de alumínio levará à lixiviação do alumínio. Portanto, se você usar um fogão de aço inoxidável, preste atenção especial para não danificar sua superfície.

Conclusão

Qual é o melhor biscoito de aço inoxidável 18/10 ou 18/8, você pode visitar Changwen https://www.cookwarecw.com/product_category/cookware-set para saber mais. Se você precisa de fogões de aço inoxidável, entre em contato conosco! Changwen é um fabricante profissional de fogão de aço inoxidável.

produtos relacionados

Bootstrap